segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Viagem Aracajú - Episódio 03

O SIGNIFICADO ESPIRITUAL DA FORÇA ERÓTICA


O   SIGNIFICADO  ESPIRITUAL  DA  FORÇA  ERÓTICA

A força erótica é uma das mais potentes forças existentes e é dotada de um impulso e de um impacto tremendos. Sua função é servir como a ponte entre o sexo e o amor; porém ela raramente o faz. Em uma pessoa de grande desenvolvimento espiritual a força erótica transporta a entidade da experiência erótica, que em si mesma é de curta duração, para o estado permanente de amor puro. No entanto, mesmo o forte impulso da força erótica só leva a alma até aí, e não mais. Ela está destinada a dissolver-se caso a personalidade não aprenda a amar, cultivando todas as qualidades e requisitos necessários para o verdadeiro amor. A fagulha da força erótica só pode permanecer viva quando se aprende a amar. Sozinha, sem o amor, a força erótica se consome em seu próprio fogo. É esse,  naturalmente, o problema com o casamento. Como, a maioria das pessoas, são incapazes de experimentar o amor puro, são também incapazes de alcançar o casamento ideal.

Eros é semelhante ao amor em muitos aspectos. Ele revela impulsos que um ser humano não teria de outra maneira: impulsos de altruísmo e afeição dos quais ele talvez fosse antes incapaz. Eis porque ele é tão freqüentemente confundido com o amor. Mas eros é com a mesma freqüência  confundido com o instinto sexual  que à sua semelhança, também se manifesta como um grande desejo.

Agora, meus amigos, eu gostaria de mostrar-lhes o significado e o propósito espiritual da força erótica, particularmente no que tange à humanidade. Sem eros muitas pessoas nunca experimentariam o grande sentimento e a grande beleza contidos no verdadeiro amor. Elas,  jamais provariam o seu gosto e o anseio por amor permaneceria profundamente submerso em suas almas. O medo que elas têm do amor seria sempre mais forte do que o seu desejo.

Eros é a coisa mais próxima do amor que o espírito não desenvolvido pode experimentar. Ele retira a alma da apatia, do simples conformismo e do estado vegetal. Faz com que a alma se revolva e saia de si mesma. Quando essa força chega, mesmo as pessoas menos desenvolvidas tornam-se capazes de superar-se. Mesmo um criminoso sentirá temporariamente, pelo menos por uma pessoa, uma bondade que nunca havia antes conhecido. A pessoa completamente egoísta terá, enquanto durar esse sentimento, impulsos altruístas. Pessoas preguiçosas sairão de sua inércia. A pessoa presa à rotina livrar-se-á, naturalmente e sem esforço, de hábitos estáticos. A força erótica  retirará uma pessoa do seu estado de separação, ainda que só por pouco tempo. Eros oferta a alma um gosto prévio da unidade e ensina à psique temerosa o anseio por ela. Quanto mais fortemente tenha experimentado eros, menos contentamento  encontrará a alma na  pseudo-segurança  do  isolamento.  Mesmo  uma  pessoa  totalmente auto-centrada  pode ser  capaz de  fazer um  sacrifício  durante a  experiência de  eros.  Como vêem,  meus amigos, eros capacita as pessoas a fazer coisas a que elas não se sentem inclinadas em sua ausência; coisas que estão intimamente ligadas ao amor. É fácil ver porque Eros é tão comumente confundido com o amor.

Palestra do Guia Pathwork No. 44
Palestra Anteriormente Editada
16  de janeiro de 1959